proteção social à criança em situação de vulnerabilidade
Atende crianças de 6 a 14 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade e risco social ou que sofreram com violações de direitos.
Público Alvo
Atende crianças de 6 a 14 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade e risco social ou que sofreram com violações de direitos. Crianças reconduzidas ao convívio familiar, após medida protetiva de acolhimento; crianças cujas famílias são beneficiárias de programa de transferência de renda.
Este serviço está caracterizado com base na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencial na Rede de Proteção Básica.
Capacidade de atendimento para 140 crianças mensalmente.
Objetivo Geral
O objetivo é oferecer proteção social à criança em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, do desenvolvimento integral enquanto criança detentora de direitos, bem como favorecer aquisições para a autonomia, o protagonismo e a cidadania, promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Objetivos | Indicadores |
Promover acesso das Crianças aos serviços das demais políticas públicas, em especial serviços de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território;
| · Reuniões com as famílias respeitando o limite de pessoas e o distanciamento para apresentação da proposta e levantamento de interesses tanto por parte das crianças como dos familiares; · Encontros permanentes, acolhendo e discutindo a opinião das famílias; · Interesse da criança nas atividades escolares, espaços culturais de esporte e de lazer. |
Disponibilizar para Crianças informações sobre direitos e participação, oportunizando o exercício da cidadania;
| · Atividades, campanhas educativas, encontros, teatros educativos, visitas a espaços de criação, gincanas, oficinas de experimentações; participação em feiras científicas e exposições. · Pesquisas sobre diversos temas de interesse dos grupos e sobre temas atuais. |
Possibilitar para as Crianças experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas habilidades; | · Oficinas educativas que promovam a vivência da cultura, da arte e das relações interpessoais, através do teatro, música, jogos cooperativos, artes plásticas, recreação e outros; · Visitas a espaços culturais serão realizados de acordo, as orientações dos órgãos superiores de saúde. |
Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários; | · Reuniões com os pais para apresentação da proposta e levantamento de interesses tanto por parte das crianças como dos familiares; · Encontros permanentes, acolhendo e discutindo a opinião das famílias; · Articulação e parceria com outras entidades para troca de experiências e desenvolvimento de ações conjuntas; |
Estimular a reinserção e permanência da Criança no sistema educacional; | · Atividades ludo-pedagógicas; |
Assegurar espaço para convívio grupal, comunitário e social, e o desenvolvimento de relações de solidariedade e respeito mútuo;
| · Oficinas educativas que promovam a convivência; · Filmes e peças teatrais que promovam a reflexão e relações interpessoais. · Atividades com Música, jogos cooperativos, artes plásticas, recreação e outras atividades que trabalhem valores pessoais e de respeito mútuo. · Oficinas educativas que estimulem a criatividade, pro atividade, incentivem as relações interpessoais, através do teatro, música, jogos cooperativos, artes plásticas, recreação e outros. |
Desenvolver ações com as famílias para o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, visando à proteção e ao desenvolvimento das crianças.
| · Oficinas temáticas que promovam o fortalecimento do vínculo familiar; · Atividades diversas que incentivem a promovam reflexões sobre as relações familiares. |
Forma de Acesso dos Usuários
Acesso de crianças e famílias com referência da rede socioassistencial, via organizações referenciadas, Centro de Referência da Assistência Social e Centro de Referência Especializado da Assistência Social, ou sistema educacional, ou por procura espôntanea, sendo então analisado o perfil. Para todos os acopanhamentos e controles são utilizados instrumentais e planos individualizados de atendimento.
Metodologia
- Acolhida e escuta;
- Realização de entrevistas individuais e agendadas;
- Orientação e encaminhamento, fortalecimento da função protetiva da família, desenvolvimento de ações de convívio familiar e comunitário, mobilização e fortalecimento de vínculos;
- Mobilização para a cidadania;
- Elaboração de relatórios e manutenção de prontuários;
- Realização de trabalho com família, objetivando o fortalecimento do grupo familiar;
- Realização de atividades de convivência grupal;
- Apropriação das famílias dos recursos do território;
- Informação, comunicação e defesa de direitos;
- Desenvolvimento de ações e vivências pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
- Desenvolvimento de ações e experiências que possibilitem o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo informacional e cultural;
- Desenvolvimento de ações de convivência grupal;
- Mediação de conflitos por meio de diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir;
- Atividades esportivas, lúdicas;
- Ações culturais como como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
Metas
Proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco social, e à sua família; |
Desenvolvimento de experiências: artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas habilidades; |
Desenvolvimento de ações com as famílias para o fortalecimento de vínculos familiares e sociais; |
Impacto Social
Dentro da realidade social da região central de São Paulo, área que este projeto atende, há significativa situação de vulnerabilidade social, famílias de baixa renda ou em extrema pobreza, bem como elevado número de residências de famílias de modo precário (ocupações, albergues, cortiços ou equiparados).
Desse modo o Espaço Criança procura desenvolver as potencialidades das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, risco e exclusão social, através de iniciativas que utilizem a arte, o esporte, a cultura e a educação como instrumentos para a transformação e produção de conhecimento e para a forma singular de construir e solucionar problemas;
Garantir os direitos das crianças e adolescentes através de atividades socioeducativas de caráter preventivo, que contribuam para o desenvolvimento integral, promoção e socialização, formando sujeitos de ação e ampliando seu universo cultural;
Diminuir o poder da exclusão social gerado pela falta de oportunidades das classes sociais de baixa renda;
Formar sujeitos aptos para ações movidas pelo poder da argumentação, da criação e para o exercício do pensar crítico e sensível para a compreensão de si, do outro e do mundo;
Garantir a participação efetiva da família, visando o envolvimento desta no processo educacional dos filhos.
Instrumentos de Monitoramento
- Relatórios sociais; Prontuários;
- Plano de Desenvolvimento do Usuário e Familiar;
- Plano Individual de Atendimento;
- Relatório Declaração Mensal de Execução dos Serviços;
- Listas de materiais e artigos socioeducativos, pedagógicos, lúdicos e esportivos para a realização das atividades;
- Listas de insumos de alimentação, materiais de higiene e limpeza;
- Cardápio elaborado nos termos do Manual Prático de Alimentação.
Recursos Financeiros a serem utilizados
Pessoa Jurídica: 100% | Pessoa Física: % | Verbas Públicas: % |
Infraestrutura
Item | Quantidade |
Almoxarifado ou similar | 1 |
Banheiros | 3, sendo 1 com acessibilidade |
Copa/cozinha | 1 |
Instalações elétricas e hidráulicas | Adequadas |
Refeitório | 1 |
Salas de atendimento em grupo/atividades comunitárias | 4 |
Salas exclusivas para administração, coordenação, equipe técnica | 2 |
Piscina – Parceria | 1 |
Quadra Esportiva – Parceria | 1 |
Recursos Humanos
|
Articulação com Rede para a Execução do Serviço
A efetividade do trabalho social acontece através da articulação entre os setores da política de assistência social e demais políticas públicas, pois somente assim alcançaremos a convergência da ação governamental, como pacto de ação coletiva, necessária ao alcance da cidadania.
O Espaço Criança desenvolve suas ações através da articulação com a rede de proteção social do território na perspectiva da intersetorialidade e com os programas estratégicos da assistência social, nesse sentido fortalece o atendimento da criança e do adolescente e suas famílias e a sustentabilidade das ações desenvolvidas, de forma a superar as condições de vulnerabilidade e risco pessoal.
Abrangência Territorial
O Imóvel está localizado na região central de São Paulo e atende crianças das regiões de abrangência do serviço, sendo elas: Sé, Liberdade, Cambuci, República, Bela Vista, Consolação, Bom Retiro e Santa Cecília.
Este imóvel é locado pela Fundação, está em plena conformidade com instalação e adequação para capacidade de atendimento.