Projeto Saber, Fazer e Acontecer

Equipe de Profissionais da Fundação Francisca Franco

processo de ensino E aprendizagem

Promover a formação de coordenadores, técnicos e educadores para a efetivação de ações interdisciplinares

Características

Em decorrência das especificidades do atendimento às crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica, população em situação de rua e da situação atípica de vitimização do público-alvo, faz-se necessário a adoção de diversas ações no campo da formação dos profissionais envolvidos nesta prática.

Estas ações têm por base o conhecimento aprofundado, interdisciplinar e continuado sobre as questões técnicas e legais que envolvem o atendimento que a Fundação Francisca Franco presta à comunidade. Cuidar do processo de ensino/aprendizagem, das situações administrativas e técnicas, como também das relações entre educador/coordenador/técnico e sua forma de intervenção junto aos atendidos, exige investimento em formação permanente para todos os envolvidos. Somente assim será possível viabilizar a aquisição de novos aprendizados, a troca de ideias/práticas e a reflexão sobre o trabalho coletivo. Este processo é de suma importância não só para o alcance dos objetivos institucionais, mas também para que o trabalho avance em qualidade.

Desta forma apresentamos uma proposta que tem como princípio fundamental a formação permanente e continuada de todos os funcionários da Fundação, visando a ampliação e qualificação do trabalho e serviços prestados.

Público Alvo

Equipe de profissionais dos projetos sociais da Fundação Francisca Franco

Metodologia

Para cada objetivo específico do projeto elaboramos estratégias de atuação e organização das atividades. Os encontros acontecem durante todo o ano, envolvendo a equipe de profissionais dos serviços e projetos sociais da Fundação Francisca Franco.

Objetivo Geral

Realizar programa de formação permanente e continuada dos funcionários da Fundação Francisca Franco, visando a qualificação dos serviços prestados e atenção à complexidade do trabalho socioassistencial com crianças, adolescentes, população em situação de rua e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Objetivos Específicos e Resultado Esperado

Objetivos Específicos

Resultado Esperado

Promover a formação de coordenadores, técnicos e educadores para a efetivação de ações interdisciplinares;

·         Realização de atividades palestras e eventos na temática;

·         Funcionários preparados e capacitados;

·         Encontros realizados com os funcionários

Estimular a reconstrução de uma proposta socioeducativa e socioassistencial;

·         Realização de atividades em grupos;

·         Elaboração coletiva do plano de ação;

·         Participação dos funcionários;

Qualificar e capacitar conhecimentos acerca dos princípios da Política de Assistência Social.

·         Realização de atividades, palestras e eventos na temática;

·         Participação de especialistas nas áreas;

·         Encontros internos e externos realizados;

Recursos Financeiros a serem utilizados

Pessoa Jurídica: 100%

Pessoa Física: %

Verbas Públicas: %

CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES

A equipe dos trabalhadores dos serviços da Fundação Presbiteriana de São Paulo é capacitada e qualificada tendo em vista a especificidade dos atendimentos às crianças e da situação de agravamento do impacto da vulnerabilidade na vida deste público e a atenção especializada à violência doméstica e de gênero sofrida pelas mulheres, somando-se toda a complexidade da atuação social nestas situações.

O Projeto Saber, Fazer e Acontecer foi idealizado para a capacitação interna da equipe de trabalhadores.

Também a capacitação perpassa nos meios de articulação e mobilização política e social através da participação em conselhos representativos e de direitos; nos fóruns de direitos e de mobilização social; nos movimentos sociais e redes; nos encontros sistemáticos e de formação; e em palestras e debates.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

A gestão dos programas e projetos sociais é desenvolvida pela equipe de Gestão de Projetos Sociais da Fundação Presbiteriana de São Paulo.

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Cargo e/ou Função

Formação

Carga Horária semanal

Gestora de Projetos

Superior

40 horas

Analista Contábil

Superior

40 horas

Auxiliar Administrativo

Ensino Médio

40 horas

Esta equipe tem por objetivo: planejar, elaborar, administrar e avaliar os resultados alcançados em cada programa e projeto desenvolvido. Para o pleno desenvolvimento dos trabalhos sociais, a equipe utiliza metodologia participativa e sistematizada de acordo com a especificidade, caracterização e tipificação de cada serviço, contando com instrumentais simplificados.

De acordo com a avaliação do grupo de trabalho as práticas e estratégias propostas para o alcance dos objetivos de cada serviço podem sofrer alterações e adequações, caso seja percebido que os objetivos propostos não estão sendo plenamente alcançados ou se devem ser redefinidos.

Ainda, de forma contínua e planejada, as equipes de cada um dos serviços promovem a coleta de dados para a mensuração de estatísticas e avaliação do impacto social, em conjunto com a Gestão Social. 

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Cargo e/ou Função

Formação

Carga Horária semanal

Gestor Institucional

Superior

40 horas

Analista Administrativo

Superior

40 horas

Destacamos que a Gestão Administrativa e Gestão Social, somada aos diretores, aos conselheiros e aos colaboradores da Fundação atuarão conjuntamente, dentro de suas respectivas esferas de competência, para o alcance das metas e a realização dos serviços estabelecidos para o ano de 2024.

 

Acompanhe nossas mídias sociais

Siga-nos em nossas mídias sociais e ajude a divulgar nosso trabalho.
Participe, curta, comente e compartilhe
!